sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Atletismo: Prémio da Liga Dourada dividido por três

Yelena Isinbayeva, Sanya Richards e Kenenisa Bekele ganharam esta sexta-feira as suas provas no meeting de atletismo de Bruxelas, assegurando, assim, a repartição final do "jackpot" de um milhão de dólares da Liga Dourada.

A varista russa, a quatrocentista dos EUA e o fundista etíope são os últimos vencedores do prémio milionário: em 2010 já não haverá o conjunto de 6 meetings que dava um milhão de dólares para quem os vencesse todos.

No próximo ano, a Liga Dourada dá lugar a uma Liga de Diamante, com 14 meetings, maior abrangência geográfica e prémios de outra dimensão.

Uma semana depois de melhorar o recorde mundial da vara para 5,06 metros, Isinbayeva saltou o mínimo: apenas 4,70, tanto quanto a alemã Spiegelburg, a alemã Murer e a polaca Pyrek, mas com menos derrubes.

Sanya Richards ganhou facilmente com 48,83, com a inglesa Christine Ohuguru a ser segunda, com 50,43. Também sem problemas, Kenenisa Bekele impôs-se nos 5.000 metros.

O jamaicano Usain Bolt e o norte-americano Tyson Gay também estavam no programa de Bruxelas, mas evitando-se e correndo os 200 e os 100 metros, respetivamente.

Bolt ganhou em 19,57 segundos, com meio segundo de avanço sobre o norte-americano Wallace Spearmon; Enquanto que Gay foi apenas segundo com 10,00, atrás de Asafa Powell, creditado em 9,90.

A reunião de atletismo da capital belga teve, também, um recorde do mundo, mas numa especialidade das menos corridas, os 4x1.500 metros.

Após 32 anos, caiu finalmente o "velho" recorde de um quarteto da RFA, batidos por quatro fundistas do Quénia. William Biwott, Gideon Gathimba, Geoffrey Rono e Augustine Choge correram os 6 km em 14.36,23 minutos.


Sem comentários:

Enviar um comentário