domingo, 18 de julho de 2010

Portugal conquista Liga Europeia


Portugal conquistou este sábado pela primeira vez a Liga Europeia, depois do 2.º lugar obtido em 2007 e do 3.º em 2008, ambas as edições disputadas em Portimão. Foi, pois, fora de casa que a Seleção Nacional logrou a vitória, batendo em Guadalajara a Espanha por 3-1, com os parciais de 23-25, 25-23, 25-18 e 25-21.

Está assim vingada a derrota imposta pelos espanhóis na final de 2007, mas também a eliminação de Portugal nos oitavos-de-final do Mundial de futebol, para além do afastamento do nosso país no playoff de apuramento para o Mundial de andebol, disputado curiosamente em Guadalajara.

A equipa portuguesa conseguiu superar todas as adversidades, como o calor sufocante que se registou num moderno pavilhão, mas sem climatização (a temperatura rondou e muitos os 45 graus), o facto de jogar no recinto do adversário e também algumas decisões caseiras da dupla de arbitragem, que chegaram mesmo a ser escandalosas e que colocaram o marcador a 14-14 no 4.º parcial, depois da vantagem portuguesa de dois pontos. O selecionador nacional pediu calma aos jogadores, mas a emoção persistiu até ao final do set, com sucessivas igualdades no marcador, a últimas das quais aos 20-20. Portugal, mais sereno, foi depois caminhando para justa vitória.

Não se pense contudo que a temporada terminou para Portugal. Depois de semana e meia de descanso, os jogadores regressam dia 28 ao trabalho para prepararem os primeiros confrontos em Porto Rico, em agosto, de apuramento para a Liga Mundial de 2011. Em caso de triunfos nos dois jogos (disputados ambos na América Central), a equipa portuguesa vai disputar ainda mais dois jogos de acesso à mesma competição, com uma equipa do continente asiático.