O corredor de Anadia, de 20 anos, bicampeão nacional de contra-relógio da categoria, completou os 33,2 quilómetros do percurso em 41.03 minutos, gastando mais 19 segundos do que o australiano Jack Bobridge (40.44), o novo campeão do Mundo.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Mundiais: Nélson Oliveira vice-campeão do Mundo de contra-relógio Sub-23
domingo, 20 de setembro de 2009
Canoagem: Beatriz Gomes campeã do Mundo no Douro
Professora universitária em Coimbra, Beatriz Gomes, 28 anos, completou a prova em 1:58.41 horas, batendo ao ‘sprint’ a húngara Renata Csay por um segundo, e a inglesa Lani Belchser, por 11 segundos.
Beatriz Gomes conquista assim um inédito título mundial nas maratonas, depois da prata em 2004 e bronze em 2006, tendo ainda arrecadado o bronze no K4 200 com Teresa Portela, Joana Sousa e Helena Rodrigues, nos mundiais de pista (disciplina olímpica) do Canadá.
Esta é a segunda medalha de Portugal nos mundiais de maratonas, depois de Fernando Pimenta ter alcançado, sexta-feira, a prata em sub-23.
Paços e Rio Ave dividem pontos
Os golos surgiram apenas na recta final do encontro. Marcou primeiro o Rio Ave, por intermédio de Adriano (81), na transformação de um livre aparentemente inofensivo que se revelou traiçoeiro, pertencendo a William, de grande penalidade (86), o tento da igualdade.
José Gomes recebeu ordem de expulsão aos 85 minutos, com vermelho directo, tendo provocado o ‘penalty’ por mão na bola na área de rigor vila-condense.
O Paços de Ferreira regista assim o seu terceiro empate caseiro em igual número de jogos, enquanto o Rio Ave contabiliza três empates a jogar como visitante.
SP. BRAGA 1 - 0 FC PORTO
O Sp. Braga começou a partida como líder isolado e durante os 90 minutos explicou a razão por que após o jogo da 5.ª ronda continua invicto ao vencer o FC Porto, actual campeão nacional.
Os mais de 17 mil adeptos que se deslocaram ao Estádio Axa, em Braga, não deram o tempo por perdido. As duas equipas praticaram um bom futebol, bastante corrido e aberto.
O Sp. Braga mostrou-se muito organizado e conseguiu ler bem as jogadas do FC Porto. Apesar das oportunidades irem surgindo quase de ambos os lados, o sector defensivo dos arsenalistas esteve muito bem e fez a diferença.
No segundo tempo, Alan, no flanco direito, fez um chapéu a Helton e marcou o único golo da partida, no dia que comemorou 30 anos.
Os Dragões acusaram algumas dificuldades principalmente na passagem do meio-campo para o ataque. Assim, foi mais fácil ao Sp. Braga cortar os lance do adversário, para é preciso destacar também a importância do outro aniversariante, Eduardo que se saiu muito bem e nos minutos finais negou mesmo o tento do empate a Varela.
Fica a ideia do árbitro ter deixado passar uma falta de Álvaro Pereira sobre Alan, que resultaria em grande penalidade.
Com esta vitória o Sp. Braga soma 15 pontos, enquanto o Fc Porto mantém 10.
domingo, 13 de setembro de 2009
Braga retoma liderança depois de reviravolta na Madeira
O Marítimo entrou melhor e conseguiu chegar ao golo logo aos 6 minutos, quando Miguel Ângelo correspondeu da melhor forma a um canto de Marcinho.
O Braga até podia ter empatado quase de seguida, com um remate poderoso de Paulo César a encontrar a trave de Peçanha.
A sorte que aí faltou apareceu já no final da primeira parte, com João Pereira a ver o seu cruzamento desviado por Fernando Cardozo, enganando Peçanha.
Entretanto, Domingos Paciência fora já obrigado a efectuar duas substituições, depois de Hugo Viana, primeiro, e Rodríguez, depois, terem saído lesionados. Para os seus lugares entraram respectivamente Andrés Madrid e Leone.
Na segunda parte, o Braga apareceu mais forte, com Mossoró a destacar-se como o jogador mais inconformado.
Do lado madeirense, apenas um remate de Paulo Jorge conseguiu levar perigo à baliza de Eduardo.
Pouco depois, Alan abanou a partida com um potente remate à trave do Marítimo. Um prenúncio para o golo que havia de chegar no minuto seguinte, na sequência de um polémico penalty assinalado por Carlos Xistra por alegada falta sobre Meyong.
A verdade é que a grande penalidade foi mesmo assinalada e foi o próprio Meyong a convertê-la com sucesso, colocando o Braga em vantagem.
Até final, o Marítimo não conseguiu criar verdadeiras oportunidades de perigo, deixando os bracarenses gerir a vantagem de forma relativamente confortável.
Com esta vitória, o Braga regressa à liderança do campeonato, contando por vitórias todos os encontros disputados.
África do Sul vence Torneio das Três Nações
Os sul-africanos, que já haviam conquistado a competição em 1998 e 2004 e foram campeões do Mundo em 2007, já venciam ao intervalo por 10 pontos (22-12), graças a um ensaio de Fourie du Preez, depois transformado por Morne Steyn.
Na segunda metade, a África do Sul ainda aumentou para 29-12, depois de uma intercepção de Jean de Villiers, que logrou novo ensaio, também transformado. A Nova Zelândia ainda reagiu na recta final do encontro, mas de nada valeu o esforço final dos "All Blacks".
A Nova Zelândia continua a ser a selecção com mais títulos no Torneio das Três Nações, nove no total, enquanto a Austrália conta dois. As duas seleções defrontam-se no próximo sábado, num embate que servirá apenas para cumprir calendário.
Barrichello lidera "dobradinha" da Brawn
O piloto brasileiro venceu graças à estratégia de apenas uma paragens nas "boxes", ao contrário dos restantes pilotos.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Triatlo: Mundiais de sub-23: João Pereira é bronze
João Pereira completou a prova em 1:46.32 horas, ficando atrás do alemão Franz Loeschke, que ao ser mais veloz em 13 segundos, se sagrou campeão mundial. Com a prata ficou o australiano James Seear com o tempo de 1:46:25 horas.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Romário de volta aos relvados
terça-feira, 8 de setembro de 2009
US Open: Resultados
Gael Monfils - Rafael Nadal
Juan Martin del Potro -Juan Carlos Ferrero, 6-3, 6-3 e 6-3
Jo-Wilfred Tsonga - Fernando Gonzalez
Marin Cilic - Andy Murray, 7-5, 6-2 e 6-2
Europeu de Basquetebol: Resultados
Grupo A
1.ª jornada
Grécia-Macedónia, 86-54
Croácia-Israel, 86-79
2.ª jornada
Israel-Macedónia, 79-82
Grécia-Croácia, 76-68
3.ª jornada
Macedónia-Croácia, dia 9
Israel-Grécia, dia 9
Classificação:
1.º Grécia, 4 pontos/2 jogos
2.º Croácia, 3/2
3.º Macedónia, 3/2
4.º Israel, 2/2
Grupo B
1.ª jornada
Rússia-Letónia, 81-68
França-Alemanha, 70-65
2.ª jornada
Alemanha-Russia, 76-73
Letónia-França, 51-60
3.ª jornada
Rússia-França, dia 9
Alemanha-Letónia, dia 9
Classificação:
1.º França, 4 pontos/2 jogos
2.º Rússia, 3/2
3.º Alemanha, 3/2
4.º Letónia, 2/2
Grupo C
1.ª jornada
Eslovénia-Grã Bretanha, 72-59
Sérvia-Espanha, 66-57
2.ª jornada
Eslovénia-Sérvia, 80-69
Espanha-Grã Bretanha, 84-76
3.ª jornada
Espanha-Eslovénia, dia 9
Grã Bretanha-Sérvia, dia 9
Classificação:
1.º Eslovénia, 4 pontos/2jogos
2.º Sérvia, 3/2
3.º Espanha, 3/2
4.º Grã Bretanha, 2/2
Grupo D
1.ª jornada
Polónia-Bulgária, 90-78
Turquia-Lituânia, 84-76
2.ª jornada
Lituânia-Polónia, 75-86
Bulgária-Turquia, 66-94
3.ª jornada
Polónia-Turquia, dia 9
Lituânia-Bulgária, dia 9
Classificação:
1.º Polónia, 4 pontos/2 jogos
2.º Turquia, 4/2
3. Lituânia, 2/2
4. Bulgária, 2/2
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Futsal: Benfica conquista quarta Supertaça
Anália Rosa vence meia-maratona em Espanha
domingo, 6 de setembro de 2009
Armindo Araújo é campeão do mundo de Produção
No final da corrida, Armindo Araújo mostrava uma natural satisfação e contentamento pela conquista do título.
"Este era um projecto de três anos, que nos levou para o campeonato do Mundo depois de termos vencido em Portugal. Montámos este projecto com os nossos patrocinadores e, no final do terceiro ano, conseguimos este tão ambicionado título", disse o piloto à Agência Lusa.
Armindo Araújo, 5º classificado no agrupamento de Produção do Rali da Austrália, viria a ficar, no entanto, com os pontos relativos à 4ª posição, beneficiando do fato de um dos adversários diretos, que se encontrava à sua frente na classificação, não ter conseguido pontuar nesta prova do campeonato do mundo. Para a atribuição do título, o português terá ainda assim de aguardar pela decisão definitiva quanto à desclassificação do piloto dos Emirados Árabes Unidos Nasser Al-Attiyah no Rali da Acrópole. O título será apenas entregue oficialmente a 6 de outubro de 2009.
Apesar de ainda aguardar por esse desfecho, Armindo Araújo mostrou-se confiante. "Foi fantástico termos conseguido aqui este lugar para fecharmos as contas do título. Era uma grande responsabilidade que tinha, mas felizmente correu tudo pelo melhor e estamos todos muito contentes" disse.
"Um campeonato do Mundo é muito complicado, com provas longas, duras e onde tudo pode acontecer. Era preciso também a estrelinha da sorte que não nos acompanhou em anos anteriores. Este ano as coisas estão bem melhores, temos trabalhado bem, pontuámos em todas as corridas, ganhámos ralis e especiais, o que nos permitiu chegar à Austrália a precisar apenas do quarto lugar. Felizmente conseguimos, e vamos levar o título para Portugal", concluiu Armindo Araújo.
sábado, 5 de setembro de 2009
Resultados da Qualificação para o mundial 2010
Grupo 1
Moldavia 0-0 Luxemburgo
Polónia 1-1 Irlanda do Norte
Arzebeijão 1-2 Finlandia
Arménia 0-2 Bósnia
Ucrânia 5-0 Andorra
Austria 3-1 Ilhas Faroé
Bulgaria 4-1 Montenegro
QUALIFICAÇÃO AFRICANA
Gabão 0-2 Camarões
Nigéria 2-2 Tunísia
USA 2-1 El Salvador
Honduras 4-1 Trinidad & Tobaco
Costa Rica 0-3 México
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Renovação de Lorenzo poderá afastar Rossi da Yamaha
«Normalmente, as equipas apenas têm um piloto de primeira. Tenho um ano de contrato e logo vou decidir o que pretendo fazer. Para a Yamaha é muito bom ter a melhor equipa dos últimos anos. Se vou mudar no próximo ano? Não sei, depois veremos», afirmou Rossi, em declarações à Gazzetta dello Sport.
Europeu2011: Sub-21 portugueses goleiam Lituânia (4-1)
Os sub-21 portugueses, agora sob comando de Oceano, inauguraram o marcador aos 25 minutos, após Ukra, de livre directo, ter batido o guardião lituano. No entanto, logo minuto seguinte, a Lituânia chegou ao empate. O guarda-redes Ventura não segura um cruzamento e Chvedukas aproveitou para restabelecer o empate.
Na segunda parte os jovens portugueses intensificaram a pressão e tiveram mais sucesso. Aos 55 minutos, Ukra faz um cruzamento-remate e engana o guarda-redes contrário. Depois, aos 63 minutos, Rui Pedro recebe a assistência de Candeias e amplia a vantagem. Portugal fechou a contagem aos 84 minutos, com Rui Pedro a cruzar da direita e João Aurélio, de cabeça, a marcar.
Atletismo: Prémio da Liga Dourada dividido por três
A varista russa, a quatrocentista dos EUA e o fundista etíope são os últimos vencedores do prémio milionário: em 2010 já não haverá o conjunto de 6 meetings que dava um milhão de dólares para quem os vencesse todos.
No próximo ano, a Liga Dourada dá lugar a uma Liga de Diamante, com 14 meetings, maior abrangência geográfica e prémios de outra dimensão.
Uma semana depois de melhorar o recorde mundial da vara para 5,06 metros, Isinbayeva saltou o mínimo: apenas 4,70, tanto quanto a alemã Spiegelburg, a alemã Murer e a polaca Pyrek, mas com menos derrubes.
Sanya Richards ganhou facilmente com 48,83, com a inglesa Christine Ohuguru a ser segunda, com 50,43. Também sem problemas, Kenenisa Bekele impôs-se nos 5.000 metros.
O jamaicano Usain Bolt e o norte-americano Tyson Gay também estavam no programa de Bruxelas, mas evitando-se e correndo os 200 e os 100 metros, respetivamente.
Bolt ganhou em 19,57 segundos, com meio segundo de avanço sobre o norte-americano Wallace Spearmon; Enquanto que Gay foi apenas segundo com 10,00, atrás de Asafa Powell, creditado em 9,90.
A reunião de atletismo da capital belga teve, também, um recorde do mundo, mas numa especialidade das menos corridas, os 4x1.500 metros.
Após 32 anos, caiu finalmente o "velho" recorde de um quarteto da RFA, batidos por quatro fundistas do Quénia. William Biwott, Gideon Gathimba, Geoffrey Rono e Augustine Choge correram os 6 km em 14.36,23 minutos.
Andebol: FC Porto derrotado na Polónia
A formação portuguesa, que ao intervalo perdia já por 9-14, precisa agora de vencer sábado o Tatran Presov e esperar, depois, que os eslovacos vençam domingo os polacos, além de terem de recuperar a diferença de golos.
Apenas o primeiro classificado ruma à fase de grupos, sendo que será integrado no Grupo B, com as equipas do MKB Vesprém KC (Hungria), RK Gorenje (Eslovénia), Chambery Savoie HB (França), Rhein-Neckar Löwen (Alemanha) e HC Bosna BH (Bósnia-Herzegovina).
F1:Renault em risco de exclusão
Os responsáveis da equipa têm de responder ao artigo 151.º do Código Desportivo Internacional, por ter alegadamente conspirado para que o seu piloto Nelson Piquet provocasse um erro deliberado no Grande Prémio de Singapura, em 2008, com o objectivo de causar a saída do carro de segurança em beneficio do outro piloto da equipa, Fernando Alonso.
Nessa corrida, o piloto espanhol, que partiu da 15.ª posição, conseguiu se impor e beneficiou da entrada do carro de segurança, após ter feito o primeiro reabastecimento. Algo que foi crucial para vencer.
Bruce Bowen anuncia final da carreira
Bruce Bowen, extremo dos San Antonio Spurs, anunciou o final da sua carreira como basquetebolista, depois de treze anos ao mais alto nível na NBA. O jogador, de 38 anos, conquistou 3 títulos de campeão ao serviço dos Spurs, pelo qual alinhou durante 8 épocas e fez quase sempre parte do cinco inicial. Bowen retira-se dos pavilhões como um dos melhores defensores dos últimos anos na Liga norte-americana. "Já vinha a pensar na retirada desde há cinco anos atrás", afirmou Bowen numa conferência de imprensa, terminando a carreira com médias modestas de 6.2 pontos e 2.8 ressaltos, números que não refletem a sua importância na equipa. |
|
Valores sanguíneos de Armstrong geram suspeita
Quem o afirma é Jakob Mørkebjerg, especialista dinamarquês do hospital de Bispebjerg (Copenhaga), baseando-se no facto de a quantidade de glóbulos vermelhos e o valor de hematócrito e hemoglobina do ciclista serem os mesmos no primeiro e último dia da prova, algo que não é nada normal.
"Segundo as nossas investigações, sabemos que num esforço duro como o que representa uma Volta a França ver-se-ia um queda significativa desses valores sanguíneos e isso não ocorre com Lance Armstrong", afirmou Mørkebjerg, em declarações ao canal de televisão público DR, admitindo ainda que esta anomalia pode dever-se ao recurso a transfusões sanguíneas.
O referido especialista estranha ainda que a taxa de hematócrito de Armstrong tenha passado de 40,7 para 43,1 entre os dias 11 e 14 de julho, sensivelmente a meio da Volta a França. "Com isto não quero dizer que se tenha dopado, mas essa poderia ser uma das causas", acrescentou Mørkebjerg, embora admitindo que o facto de o ciclista ter sofrido uma diarreia ou desidratação possa também explicar a situação.
No entanto, esta estabilidade dos valores sanguíneos de Lance Armstrong no Tour contrasta com os números registados na Volta a Itália, dois meses antes, em que se registou a habitual quebra nos respetivos valores de hematócrito.
Berlusconi pondera vender AC Milan a Kadafi
A equipa milanesa deixou de ser considerada um negócio rentável para a família Berlusconi. O mau início de época, exacerbado pelas sucessivas derrotas e más exibições, levou os filhos de Berlusconi a pressionar o pai para se desfaça do clube.
A possibilidade de negócio terá surgido no passado domingo, em Tripoli, onde o presidente italiano se deslocou para assistir ao aniversário do tratado de 2008, acordo que pôs fim ao litígio entre os dois países.
No referido encontro, o proprietário do clube rossonero ofereceu ao líder líbio a possibilidade de poder adquirir o clube, tendo pedido referências sobre a disponibilidade do Banco Central Líbio poder encetar e desenvolver as negociações.
Esta entidades bancária vinculou-se no passado a outras equipas italianas, em particular à Juventus e à Roma, equipas que nos últimos meses foram referenciadas pelos órgãos de comunicação italianos como possíveis objetivos de Muamar Al Kadafi.
Liverpool suspende construção de novo estádio
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
F1: Fisichella na Ferrari até ao final da época
Benfica bateu Celtic (3-1) e conquista 5º troféu da época
Faltavam figuras como Luisão, Pablo Aimar, Ramires ou Cardozo, mas não faltou ambição e acutilância a este Benfica renovado que entrou no jogo praticamente a ganhar. Num dos primeiros lances do desafio, Nélson Oliveira entrou na área em drible e atirou forte ao poste. Na recarga Keirrison atirou a contar para o seu primeiro golo no Benfica. O Celtic também se apresentava bem desfalcado, sem os habituais titulares, dois jogadores da equipa de sub-19 e, talvez o mais estranho, com apenas dois suplentes no banco.
O Benfica entrou a mandar no jogo, com Sidnei e Roderick seguros no centro da defesa, Luís Filipe e Schaffer nas alas e Javi Garcia a manter a consistência no miolo. Mais à frente, Di Maria, o júnior Ruben Pinto e César Peixoto davam apoio directo a Keirrison e Nélson Oliveira. Em relação à goleada de segunda-feira, ao V. Setúbal (8-1), sobravam, assim, apenas Shaffer, Javi Garcia e Di Maria. O argentino apresentou-se endiabrado sobre as alas ou mesmo pelo centro, partindo a defesa do Celtic com súbitas arrancadas.
Os escoceses demoraram a assentar o seu jogo, mas conseguiram equilibrar a contenda, com o japonês Mizuno muito activo no flanco direito a oferecer mais uma prova de fogo a Shaffer, sob o olhar atento de Jorge Jesus. O treinador foi obrigado a mexer cedo na equipa por lesão de Luís Filipe, logo aos 18 minutos, fazendo entrar Ruben Amorim. Já com o jogo mais equilibrado, o Celtic chegou ao empate, mesmo em cima do intervalo. Santonocito rompeu pela direita, entrou na área, Júlio César saiu ao seu encontro, mas a bola sobrou para McGowan que só teve de encostar.
O Benfica voltou a entrar mais forte no segundo tempo, mas foi o Celtic que teve a primeira oportunidade clara para ganhar vantagem, num forte remate de McGowan à trave. O Celtic ainda ameaçou colocar problemas à defesa encarnada, mas Di Maria decidiu pegar no jogo outra vez e assistiu Ruben Pinto para o segundo golo. Um golo muito festejado pelo jovem jogador. O Celtic, com apenas duas opções no banco, quebrou e Jorge Jesus deu o golpe de misericórdia, trocando Nélson Oliveira por Saviola.
Só dava Benfica, quase sempre por Di Maria que ainda atirou ao poste antes de combinar com Saviola para o terceiro golo. A fechar o jogo, mais uma dor de cabeça para Jorge Jesus, com Ruben Amorim a sair lesionado já sobre o apito final.
BTT: Marinheiro é vice-campeão do Mundo de cross-country
Em representação da Seleção Nacional, Ricardo Marinheiro, de 17 anos, alcançou assim um feito histórico para Portugal, ao conquistar a primeira de sempre em campeonatos do Mundo da especialidade.
Depois de ter arrancado da 12.ª posição da grelha de partida, Marinheiro foi subindo lugares até chegar ao segundo, tendo apenas sido batido pelo italiano Gerhard Kerschbaumer, atual campeão europeu.
Kerschbaumer dominou a prova de início a fim, tendo assumido a liderança na primeira das cinco voltas ao circuito, tendo apenas sido seguido por Ricardo Marinheiro e pelo suíço Reto Indergand.
O português cumpriu a prova em 1:32.30 horas, mais 1.19 minutos que o vencedor. "Estou muito satisfeito com este resultado e com esta medalha. A prova correu-me bem e um segundo lugar é muito positivo. Foi um circuito extremamente técnico e muito exigente em termos físicos, mas de puro cross-country. Gerard Kerschbaumer foi realmente superior, impôs um andamento muito forte, sobretudo nas subidas, e é um justo vencedor", afirmou no final o ciclista português à agência Lusa.
Em evidência esteve ainda David Rodrigues, atleta que terminou a prova num honroso 10.º lugar, enquanto Mário Rosa esteve menos feliz, acabando por ser dobrado, o que ditou o seu afastamento da prova.
Chelsea só pode inscrever jogadores em 2011
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Ajax contrata Pantelic
O avançado sérvio, de 30 anos, vem a custo zero do Herta de Berlim, pelo qual marcou ao Benfica a época passada na extinta Taça UEFA.
O Ajax anunciou ainda a contratação de Kerlon, que chega do Inter de Milão por empréstimo válido por uma temporada, com os holandeses a ter opção de compra sobre o médio brasileiro.