domingo, 25 de outubro de 2009

Moto GP: Valentino Rossi sagra-se campeão

O italiano Valentino Rossi conquistou o seu sétimo título de campeão do Mundo de MotoGP, ao ser terceiro classificado no Grande Prémio da Malásia, a 16.ª e penúltima prova do Mundial cujo vencedor foi o australiano Casey Stoner.

Campeão de MotoGP em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2007, o piloto da Yamaha apenas precisava de ser quarto em Sepang, de onde largou da "pole position", mas festejou o seu nono título mundial - depois de também ter sido coroado nas classes de 250 e 125cc (1997 e 1999) - com mais uma presença no pódio.

Além de Casey Stoner, que alcançou o segundo triunfo consecutivo com a sua Ducati, à sua frente apenas ficou o espanhol da Honda Dani Pedrosa, mas Rossi só chegou ao terceiro lugar depois de o seu compatriota Andrea Dovizioso ter perdido o controlo da sua Honda a sete voltas do final.

Numa corrida cujo início teve de ser adiado 35 minutos devido a uma tempestade, Rossi controlou sempre Jorge Lorenzo, seu companheiro de equipa e único adversário na luta pelo título, terminando com mais de cinco segundos de vantagem sobre o espanhol da Yamaha, que foi quarto.

Quando já só estão 25 pontos em disputa, "Il Dottore" passou a liderar o Mundial com 286 pontos, contra 245 de Lorenzo, e revalidou o título quando falta uma prova para terminar o Campeonato do Mundo, o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, marcado para 8 de novembro.

Rossi ficou aliviado por ter garantido a conquista do título antes da corrida de Valência: "Fomos muito rápidos com a pista seca, mas começou a chover antes da largada e tivemos de alinhar sem a afinação para piso seco. Lutámos muito para conquistar o título mundial a uma prova do fim", disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário