Sébastien Loeb reforçou hoje o estatuto de melhor piloto de ralis de sempre, ao conquistar um inédito sexto título mundial consecutivo, após vencer a última prova do campeonato, na Grã-Bretanha, onde alcançou o seu 54.º triunfo. Ao volante de um Citroën C4 WRC, o piloto francês melhorou o seu próprio recorde, fixado no ano passado, que já lhe tinha permitido ultrapassar os quatro títulos conquistados pelos finlandeses Juha Kankkunen (de forma intercalada) e Tommi Makinen. Após um arranque demolidor, com vitórias nos cinco primeiros ralis da época (Irlanda, Noruega, Chipre, Portugal e Argentina), o gaulês deu alento à concorrência, pois só voltou a subir ao lugar mais alto do pódio na 11.ª e penúltima prova, em Espanha (Catalunha). Apesar de ter partido para a Grã-Bretanha com 1 ponto de atraso para o finlandês Mikko Hirvonen, o hexacampeão mundial voltou a revelar-se o mais forte e conquistou de novo um ceptro que não lhe escapa desde 2004. Entre os portugueses, Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer), campeão mundial de Produção, terminou o Rali da Grã-Bretanha no 10.º lugar, a 24.18,800 minutos de Loeb, enquanto Bernardo Sousa levou o seu Fiat Punto à 16.ª posição da geral, a 27.39,600 do vencedor. Ganhador Nascido a 26 de fevereiro de 1974, em Haguenau, Bas-Rhin, França, Sébastien Loeb teve sempre o desporto presente na sua vida, quando aos três anos se iniciou na ginástica, por influência do pai, praticante, fazendo depois uma incursão no ciclismo e nas mini-motos. Conciliando a prática desportiva com os estudos, Loeb terminou o liceu e conseguiu o diploma de eletricista, mas começou logo a gastar os primeiros ordenados nos desportos motorizados e comprou um Renault Super 5 GT Turbo, que foi "destruindo" durante a aprendizagem, até ver um anúncio de deteção de jovens talentos para ralis. Em 1995, o agora hexacampeão do Mundo de ralis tinha 21 anos e iniciou-se em competições oficiais de automóveis, sendo finalista do "rali jovens", resultado que repetiu no ano seguinte e que fez despertar a atenção de equipas como a "Ambition Sport Auto". O proprietário (Remi Mammosser) convidou Loeb para disputar uma prova regional, com Dominique Heintz como co-piloto, e depois ingressou no nacional "Volante 106", onde venceu quatro ralis na classe 1.300, saltando para a de 1.600, na qual realizou duas provas. No final desse ano, Loeb iniciou a dupla com Daniel Elena, seu co-piloto até os dias de hoje, e, em 1998, terminou o Troféu Citroen Saxo Kit-Car na 6.ª posição, depois de vitórias em quatro provas e acidentes em outras, que deixaram a equipa "Ambition Sport Auto" em dificuldades económicas. A experiência adquirida fez dele um melhor piloto e em 1999 venceu o troféu, passando a integrar a equipa de esperanças da Federação Francesa de Desporto Automóvel (FFSA), pela qual realizou duas provas do Mundial na classe A6. No ano seguinte, sagrou-se campeão de França de ralis em terra na categoria de duas rodas motrizes, antes de dar o salto para a Citroen, com a qual conquistou em 2001 o título de campeão francês, ao volante de um Saxo 1.600. Nesse ano, sagrou-se campeão do Mundo de ralis na categoria Super 1600, com o Saxo, e teve a sua primeira experiência no Mundial WRC, ao volante de um Citroen Xsara, com o qual terminou o Rali de São Remo na 2.ª posição. O ano de 2002 marcou a passagem definitiva para o WRC e ficou marcado pela sua primeira vitória, no Rali da Alemanha, terminando na 10.ª posição o Mundial de pilotos, ganho pelo principal rival até 2007, o finlandês Marcus Gronholm. Um ano depois, venceu três provas (Monte Carlo, Alemanha e São Remo), terminando o campeonato na segunda posição, atrás do norueguês Petter Solberg. Em 2004 começou a consagração de Sébastien Loeb, que venceu seis ralis e conquistou o primeiro título mundial com um Citroen Xsara, dando ... marca o seu primeiro triunfo no campeonato de construras quatro provas da época. Depois do tri, Loeb iniciou a temporada de 2007 apostado em igualar o recorde de quatro títulos de Kankkunen e Makinen, mas teve pela frente a época mais difícil, decidida na última prova, também na Grã-Bretanha, depois de uma renhida luta com Gronholm, que terminou a carreira. O ano passado voltou a ser dominado de forma incontestada pelo francês, que ganhou 11 dos 15 ralis, fixando o recorde de triunfos numa única temporada, a juntar a vários outros máximos que detém e ninguém deverá superar nos tempos mais próximos. Nome: Sébastien Loeb Classificação: Rali da Grã-Bretanha 1.º Sébastien Loeb (France/Citroën) 3:16.25,400 h Mundial de pilotos 1.º Sébastien Loeb (França) 93 pontos Mundial de construtores 1.º Citroën Total WRT 167 pontos Mundial de Produção 1.º Armindo Araújo (Portugal) 42 pontos |
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domingo, 25 de outubro de 2009
WRC: Loeb conquista 6.º título mundial
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