domingo, 25 de outubro de 2009

WRC: Loeb conquista 6.º título mundial


Sébastien Loeb reforçou hoje o estatuto de melhor piloto de ralis de sempre, ao conquistar um inédito sexto título mundial consecutivo, após vencer a última prova do campeonato, na Grã-Bretanha, onde alcançou o seu 54.º triunfo.

Ao volante de um Citroën C4 WRC, o piloto francês melhorou o seu próprio recorde, fixado no ano passado, que já lhe tinha permitido ultrapassar os quatro títulos conquistados pelos finlandeses Juha Kankkunen (de forma intercalada) e Tommi Makinen.

Após um arranque demolidor, com vitórias nos cinco primeiros ralis da época (Irlanda, Noruega, Chipre, Portugal e Argentina), o gaulês deu alento à concorrência, pois só voltou a subir ao lugar mais alto do pódio na 11.ª e penúltima prova, em Espanha (Catalunha).

Apesar de ter partido para a Grã-Bretanha com 1 ponto de atraso para o finlandês Mikko Hirvonen, o hexacampeão mundial voltou a revelar-se o mais forte e conquistou de novo um ceptro que não lhe escapa desde 2004.

Entre os portugueses, Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer), campeão mundial de Produção, terminou o Rali da Grã-Bretanha no 10.º lugar, a 24.18,800 minutos de Loeb, enquanto Bernardo Sousa levou o seu Fiat Punto à 16.ª posição da geral, a 27.39,600 do vencedor.

Ganhador

Nascido a 26 de fevereiro de 1974, em Haguenau, Bas-Rhin, França, Sébastien Loeb teve sempre o desporto presente na sua vida, quando aos três anos se iniciou na ginástica, por influência do pai, praticante, fazendo depois uma incursão no ciclismo e nas mini-motos.

Conciliando a prática desportiva com os estudos, Loeb terminou o liceu e conseguiu o diploma de eletricista, mas começou logo a gastar os primeiros ordenados nos desportos motorizados e comprou um Renault Super 5 GT Turbo, que foi "destruindo" durante a aprendizagem, até ver um anúncio de deteção de jovens talentos para ralis.

Em 1995, o agora hexacampeão do Mundo de ralis tinha 21 anos e iniciou-se em competições oficiais de automóveis, sendo finalista do "rali jovens", resultado que repetiu no ano seguinte e que fez despertar a atenção de equipas como a "Ambition Sport Auto".

O proprietário (Remi Mammosser) convidou Loeb para disputar uma prova regional, com Dominique Heintz como co-piloto, e depois ingressou no nacional "Volante 106", onde venceu quatro ralis na classe 1.300, saltando para a de 1.600, na qual realizou duas provas.

No final desse ano, Loeb iniciou a dupla com Daniel Elena, seu co-piloto até os dias de hoje, e, em 1998, terminou o Troféu Citroen Saxo Kit-Car na 6.ª posição, depois de vitórias em quatro provas e acidentes em outras, que deixaram a equipa "Ambition Sport Auto" em dificuldades económicas.

A experiência adquirida fez dele um melhor piloto e em 1999 venceu o troféu, passando a integrar a equipa de esperanças da Federação Francesa de Desporto Automóvel (FFSA), pela qual realizou duas provas do Mundial na classe A6.

No ano seguinte, sagrou-se campeão de França de ralis em terra na categoria de duas rodas motrizes, antes de dar o salto para a Citroen, com a qual conquistou em 2001 o título de campeão francês, ao volante de um Saxo 1.600. Nesse ano, sagrou-se campeão do Mundo de ralis na categoria Super 1600, com o Saxo, e teve a sua primeira experiência no Mundial WRC, ao volante de um Citroen Xsara, com o qual terminou o Rali de São Remo na 2.ª posição.

O ano de 2002 marcou a passagem definitiva para o WRC e ficou marcado pela sua primeira vitória, no Rali da Alemanha, terminando na 10.ª posição o Mundial de pilotos, ganho pelo principal rival até 2007, o finlandês Marcus Gronholm. Um ano depois, venceu três provas (Monte Carlo, Alemanha e São Remo), terminando o campeonato na segunda posição, atrás do norueguês Petter Solberg. Em 2004 começou a consagração de Sébastien Loeb, que venceu seis ralis e conquistou o primeiro título mundial com um Citroen Xsara, dando ... marca o seu primeiro triunfo no campeonato de construras quatro provas da época.

Depois do tri, Loeb iniciou a temporada de 2007 apostado em igualar o recorde de quatro títulos de Kankkunen e Makinen, mas teve pela frente a época mais difícil, decidida na última prova, também na Grã-Bretanha, depois de uma renhida luta com Gronholm, que terminou a carreira.

O ano passado voltou a ser dominado de forma incontestada pelo francês, que ganhou 11 dos 15 ralis, fixando o recorde de triunfos numa única temporada, a juntar a vários outros máximos que detém e ninguém deverá superar nos tempos mais próximos.

Nome: Sébastien Loeb
Idade: 35 anos, 26 de fevereiro de 1974, Haguenau (França)
Carro: Citroën C4
Estreia em WRC: São Remo (2001)
Primeira vitória em WRC: Alemanha (2002)
Primeiro pódio em WRC: São Remo (2001)
Total de vitórias em WRC: 54
Total de pódios em WRC: 82
Títulos mundiais: 2001 - campeão do Mundo de ralis (Super 1.600), 2004 - campeão do Mundo de ralis, 2005 - campeão do Mundo de ralis, 2006 - campeão do Mundo de ralis, 2007 - campeão do Mundo de ralis, 2008 - campeão do Mundo de ralis, 2009 - campeão do Mundo de ralis
Vitórias no Mundial de 2009 (7): Ralis da Irlanda, Noruega, Chipre, Portugal, Argentina, Espanha e Grã-Bretanha

Classificação:

Rali da Grã-Bretanha

1.º Sébastien Loeb (France/Citroën) 3:16.25,400 h
2.º Mikko Hirvonen (Finlândia/Ford) a 1.06,100 m
3.º Daniel Sordo (Espanha/Citroën) a 1.07,100 m
4.º Petter Solberg (Noruega/Citroen) a 1.28,100 m
5.º Henning Solberg (Noruega/Ford) a 6.28,000 m
6.º Matthew Wilson (Grã-Bretanha/Ford) a 7.46,000 m
7.º Jari-Matti Latvala (Finlândia/Ford) a 12.11,900 m
8.º Conrad Rautenbach (Zimbabué/Citroen) a 14.27,800 m
9.º Eyvind Brynildsen (Noruega/Skoda) a 22.22,700 m
10.º Armindo Araujo (Portugal/Mitsubishi) a 24.18,800 m
16.º Bernardo Sousa (Portugal/Fiat) a 27.39,600 m

Mundial de pilotos

1.º Sébastien Loeb (França) 93 pontos
2.º Mikko Hirvonen (Finlândia) 92
3.º Daniel Sordo (Espanha) 64
4.º Jari-Matti Latvala (Finlândia) 41
5.º Petter Solberg (Noruega) 35
6.º Henning Solberg (Noruega) 33
7.º Matthew Wilson (Grã-Bretanha) 28
8.º Sebastien Ogier (França) 24
9.º Federico Villagra (Argentina) 16
10.º Conrad Rautenbach (Zimbabué) 9

Mundial de construtores

1.º Citroën Total WRT 167 pontos
2.º BP-Ford Abu-Dhabi WRT 140
3.º Stobart VK M-Sport Ford WRT 80
4.º Citroen Junior Team 47
5.º Munchi's Ford WRT 23

Mundial de Produção

1.º Armindo Araújo (Portugal) 42 pontos
2.º Martin Prokop (República Checa) 37
3.º Eyvind Brynildsen (Noruega) 32
13.º Bernardo Sousa (Portugal) 8


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